Neste livro de Projeto de Vida você encontrará planos de aulas e atividades práticas que utilizam metodologias ativas e são alinhadas à BNCC!
Este livro de capa dura é perfeito para quem gosta de livros físicos , afinal, a sensação tátil proporcionada pelo livro físico está diretamente associada ao prazer da leitura! Ao final destas 28 aulas de Projeto de Vida os seus aluno serão capazes de criar um projeto de vida com objetivos para o seu presente e futuro, pessoal e profissional, considerando os interesses, competências, valores individuais e oportunidades do contexto do qual está inserido.
O livro está organizado da seguinte forma:
É dividido em módulos e cada módulo contém um objetivo específico para ser desenvolvido ao longo do módulo. Em sequência, existe um índice no qual é apresentado os títulos das aulas que compõem o módulo.
Cada aula é indicados em sequência:
- Objetivo da aula;
- Duração da aula;
- Materiais utilizados na aula;
- Disposição da sala;
- Competências bases mobilizadas;
E em seguida um passo a passo para você lecionar a aula que inclui:
- Uma breve revisão da aula anterior, chamada “retomando a aula anterior”;
- As “Saudações” para despertar o interesse dos seus alunos;
- Uma parte chamada “Conceituando” para você entender a parte teórica que utilizará para lecionar;
- Em seguida, a seção “Na prática” com atividades mão na massa;
- Para finalizar a seção “Encerrando a aula” com perguntas para refletir sobre o que foi ensinado com os seus aluno;
- E, em alguns momentos, uma seção “Dica” para auxiliar você educador no desenvolvimento e aplicação das aulas.
Consideramos, ao longo das aulas, as três dimensões sugeridas pela BNCC, o “Eu”, o “Outro” e o “Mundo”. Na dimensão “Eu” são propostas aulas nas quais buscam que os jovens contemplam o conhecimento de si, integrando componentes cognitivos, afetivos e éticos. Na dimensão “O outro” trabalha-se atividades que buscam a compreensão dos jovens perante suas histórias de vida e que estas são construídas em suas relações. Assim é explorado as relações familiares e de amizade, além de conteúdos relacionados a conviver em sociedade. E, na parte final do livro, a dimensão “Mundo” aborda a questão profissional, no qual os jovens são convidados a discutir sobre fazer escolhas e olhar para as possibilidades de formação e atuação profissional. Esta também possui um eixo voltado para as problemáticas sociais, no qual os alunos são convidados a discutir sobre desigualdades sociais, ameaças e oportunidades presentes no contexto que estão inseridos.
Esse livro é destinado para educadores de escolas públicas e privadas, recém formados em licenciaturas e ou também educadores sociais que trabalham em organizações públicas ou sociais. Ele pode ser usado tanto em matérias eletivas e/ou itinerários formativos assim como para a realização de oficinas no contraturno escolar na educação formal ou não formal.
Avaliações
Não há avaliações ainda.