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Como fazer seus alunos abrirem as câmeras

Em uma aula remota ideal, tudo funciona bem! A internet não trava, a luz está ótima, não tem barulho de fundo nem microfones chiados e todos estão com a câmera aberta. Mas como não vivemos num mundo ideal, mas sim real, dificilmente todas essas condições vão estar garantidas.

E hoje estamos aqui para falar um pouco sobre as câmeras ligadas e desligadas durante as aulas.  Que sonho poder ver todo mundo ao vivo, conversando e interagindo em prol de um ensino de qualidade a distância. Mas nem sempre é assim. Isso varia muito em relação às turmas e às pessoas. E não podemos generalizar o motivo de cada um ligar ou não sua câmera.

Muitas variáveis

São várias as situações em que os alunos preferem não aparecer durante as aulas, sendo essas situações dependentes ou independentes das práticas pedagógicas utilizadas durante a aula. Assim é interessante identificar e diagnosticar os motivos por trás disso, quais são as variáveis dependentes das práticas pedagógicas para os alunos abrirem as câmeras? E quais são as variáveis independentes?

Variáveis dependentes

Dentre as variáveis dependentes, temos fatores que influenciam os seus alunos abrirem ou não a câmera e estão sob seu controle como professor. São fatores como:

  • Metodologia: suas aulas são meramente expositivas? Se sim, talvez seus alunos não vejam sentido em ficar com a câmera ligada, será que é possível pensar, atividades que seus alunos tenham espaço para falar também?
  • Interações: você cria atividades na aula para gerar interação entre os próprios alunos? Essa estratégia ajuda a criar momentos que esses sintam necessidade de ver os colegas e também de abrirem suas próprias câmeras.
  • Incentivo e demonstração de importância: você incentiva os alunos a ficarem com a câmera ligada em algumas atividades específicas da aula? Explicitar os melhores momentos para deixá-la ligada é uma boa forma de alinhar expectativas.

Variáveis independentes

Já entre as práticas independentes temos fatores externos à escola e não estão sob o seu controle como professor. São pontos como:

  • Os alunos terem equipamentos e instrumentos necessários (webcam e internet de qualidade por exemplo);
  • Ambiente adequado de estudos, onde muitas vezes os alunos precisam improvisar espaços coletivos de suas casas, tirando a privacidade de outros membros da família;
  • Eles se sentem confortáveis com o cenário de onde moram? Nesse caso temos a sugestão de planos de fundo, caso tenham internet de qualidade que permita uma boa conexão e uma aula sem travar.

Identificando as situações

Identificar se os jovens enfrentam essas situações é importante para compreender suas objeções em não querer manter suas câmeras ligadas e pensar nas melhores estratégias para fazer com que as aulas sejam mais produtivas.

Proponha conversas individuais para entender os motivos dos alunos, passe formulários anônimos para compreender a realidade da turma e mais importante tenha empatia sobre a individualidade de cada um, proponha práticas de boas vivências para que todos se sintam cada vez mais à vontade para aparecerem. 

Isso inclui conversar com os alunos sobre a importância de todos ligarem suas câmeras, ao menos nos momentos de maior interação. Fale sobre o momento em que estamos vivendo, explique que todos passamos pelo menos um ano em quarentena e com todas as suas consequências, estamos muitos, desestimulados e com a auto estima baixa, mas que se sentir conectados ajuda a lidar com o momento.

Empatia = engajamento

A empatia vai gerar engajamento em sua aula, a fim de o aprendizado ser cada vez mais efetivo. Com ou sem câmeras, mas sim com mais humanidade e compreensão. Afinal, todos queremos uma aula remota ideal, mas aqui no real, devemos nos preocupar mais com o aprendizado de cada um.

Estratégias que podem te ajudar:

  • Selecione alguns alunos que não abrem as câmeras e proponha conversas individuais para fazer um diagnóstico e entender as objeções deles;
  • Proponha que os alunos abram as câmeras em momentos específicos e de forma gradual;
  • Disponibilize planos de fundos divertidos para eles usarem como cenário;
  • Proponha atividades/brincadeiras que eles tenham que abrir a câmera para mostrar algo (desenhos, objetos, etc.)

E se não funcionar?

Seus alunos realmente precisam abrir as câmeras para interagirem e aprenderem? Tente possibilitar outros recursos de participação, como enquetes, chat, exercícios, microfone, etc.

Outro ponto é quanto falamos novamente sobre a empatia: se coloque no lugar do aluno. Quando você é o aluno, você sente vontade de abrir a câmera sempre ou acredita que ela é essencial para o seu aprendizado?

Tenha paciência

Não obrigue seus alunos a ligarem as câmeras. Mas os faça entender o quão importante isso é para o melhor desempenho das aulas. Certamente isso resultará em um bom engajamento, além disso, seja generoso consigo, não se cobre tanto, seus alunos com câmera fechadas não dizem nada sobre você ser um bom ou mal professor.

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