Atualmente ainda vemos muitos professores lecionando matérias por meio de aulas expositivas dialogadas e pela utilização de laboratórios para atividades práticas e isso acontece porque sabemos que a gamificação ainda pode ser um desafio, mas neste modelo, o professor é o locutor e os alunos ouvintes e isso pode criar uma barreira entre o aluno e o conhecimento a ser adquirido em sala de aula.
Incluindo os alunos no processo
É necessário aplicar modelos de ensino onde os jovens possam efetivamente contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, participando ativamente das aulas, desenvolvendo o pensamento crítico, a criatividade e aprendendo por meio de atividades diversificadas, tal como jogos, para que o conteúdo seja assimilado e as aulas se tornem interessantes e não cansativas.
Existe uma ampla gama de pesquisas relacionadas com a definição e aplicação de metodologias ativas para tornar o processo de ensino-aprendizagem, no âmbito geral, mais interativo e atrativo para os jovens, e uma das metodologias em destaque é a gamificação.
Palavras cruzadas
O uso de palavras cruzadas como ferramenta de ensino e engajamento dos alunos, vem demonstrando ser um meio eficaz em sala de aula. Com a aplicação dela, é possível que o aluno compreenda os termos estudados em sala de aula, sua definição, a forma correta de escrever os termos, além de auxiliar na memorização dos conceitos e de ser uma forma prazerosa de aprender o conteúdo de uma determinada matéria.
E é válido lembrar que esse exercício, que já existe há muito tempo, é uma forma de entretenimento para algumas pessoas, porém é um ótimo estímulo ao raciocínio. Então, por que não aplicar em sala de aula, Prof? Vale destacar que se enquadra em todas as idades e em todos os temas!