fbpx

Plataformas digitais para incrementar suas aulas

Ei, você, professor, ainda dando aulas remotas?

Você também sente que os alunos não estão interagindo, não estão de fato presentes e entendendo seu conteúdo e que só você fala durante a aula? Muito diferente das aulas presenciais…

Adaptação é a palavra-chave

Eu também sentia que o engajamento dos alunos não era o mesmo quando nos adaptamos ao modo remoto. Eles ficam quietos, muitas vezes nem sei se de fato estão lá. Tentava diferentes metodologias, formas de interação, mas não via muito resultado. Nós entendemos que a situação que estamos vivendo é complicada e está prejudicando o aprendizado de muitos jovens. Por isso sabemos que precisamos insistir neles para que participem e tirem o máximo possível de aprendizado de cada aula. 

E jogos!

Durante as aulas que dei, juntamente com outros professores, percebemos que os alunos ficavam mais participativos quando nós colocávamos jogos que instigam a competitividade deles no início e ao final das aulas.

Jogos como o Kahoot e o Nearpod, que são plataformas educacionais onde nós conseguimos montar questionário/quiz são ótimos exemplos disso. Nessas plataformas, ganha o competidor que for mais assertivo e rápido. E como uma forma simples de iniciar a aula, fazendo com que os alunos joguem sem ter acesso anterior ao conteúdo, já instiga neles uma vontade muito grande em entender o porquê erraram. Ou melhor, porque não ganharam. Além disso, essa é uma excelente forma de conseguirmos fazer uma avaliação diagnóstica do conhecimento dos alunos sobre determinado assunto.

Resultados garantidos

Vimos muito resultado quando colocamos o quiz no início e depois ao final. Pois percebemos que os alunos participavam mais para entenderem os pontos que não sabiam durante a competição inicial. Dessa forma as aulas ficaram mais dinâmicas e percebemos que os adolescentes se interessavam muito mais. Seja porque eles  queriam entender o conteúdo para serem mais rápidos e assertivos no quiz ao final da aula, ou porque eles ficavam curiosos e interessados naquele conteúdo que se mostrou divertido. Inclusive é incrível como as pontuações ficaram muito maiores na segunda vez que jogam o quiz. Isso mostra que eles assimilaram o conteúdo, além de participarem mais da aula.

Então, professor, pense nessa dica para sua próxima aula. Talvez seus alunos se interessem e interajam tanto quanto os meus alunos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras